http://www.facebook.com/youzen.psicologiaemeditacao

Saturday, August 8, 2009

Mãos dadas com a comunidade


Cada vez mais será necessário avaliar o que – de facto – tem sido feito pelas comunidades no que toca à saúde física, psicológica e ao apoio social que, efectivamente, é prestado. Nem só de eventos vivem as localidades e existe uma longa e larga estrada pela frente relativamente ao que ainda falta fazer nestas áreas. Os cenários de crise, muitas vezes, fazem com que toda a atenção se desvie para o entretenimento de forma a aliviar e descontrair os cidadãos, permitindo-lhes um escape para as suas preocupações quotidianas. Contudo, o que é realmente necessário é o apoio ao desempregado, o apoio à terceira idade, um real acompanhamento do adolescente que apenas vê a si destinado um ou outro espaço de lazer, etc.

Não há um verdadeiro acompanhamento das famílias que vivem da pesca. Falamos de famílias com carência económica mas sobretudo afectiva. Muitos pescadores passam grande parte do seu tempo fora para providenciarem o sustento das suas casas o que, por vezes, conduz a situações de isolamento, depressão e algum desamparo. Estas mulheres e estas crianças e jovens necessitam de um acompanhamento permanente.

A gravidez na adolescência é outra das situações que deveria preocupar a localidade. O nascimento de um novo membro familiar, sobretudo em jovens casais, vem desequilibrar toda a estrutura existente da família. Esta estrutura tem de se readaptar, tomar decisões e precisa de um apoio social e psicológico no momento da crise, bem como posteriormente. O alcoolismo e o consumo de drogas ao nível da comunidade são também sintomas de algumas oscilações familiares e mesmo comunitárias. Todos estes pontos podem e devem ser trabalhados ao nível das organizações e equipamentos sociais disponíveis. O bem-estar começa por dentro e, como diria o anúncio, isso vê-se por fora!

No comments:

Post a Comment