http://www.facebook.com/youzen.psicologiaemeditacao

Wednesday, May 5, 2010

Psicoterapia - saber quem sou


artigo publicado na coluna DO OUTRO LADO DO ESPELHO
JORNAL DO PINHAL NOVO

Tatiana Santos*


Psicoterapia - Saber quem sou


Hoje, o tema desta coluna é o acompanhamento terapêutico ou a psicoterapia. A palavra psicoterapia deriva da palavra therapia que significa tratar ou cuidar. Já a referência a psico refere-se a mente. A psicoterapia é assim um processo de busca de conhecimento e desenvolvimento pessoal. Um modo de “tratar” a mente. Uma ajuda para sabermos melhor escolher, para desbloquearmos obstáculos, para sabermos quem somos. Talvez se pergunte quando é o momento para escolher fazer psicoterapia. Quando de alguma forma sente que não está satisfeito com a sua vida, não está feliz, ou está em sofrimento e não consegue superá-lo, deve fazer terapia. Pode também querer descobrir mais sobre si mesmo. Nesse momento, surge a necessidade de ampliar a consciência a seu respeito.

Para que melhor compreenda o processo terapêutico, imagine um quarto escuro. Não conhece esse quarto e vai entrar pela primeira vez. O papel do terapeuta é acender a luz e permitir que veja com maior clareza todas as suas opções e caminhos possíveis. Algumas pessoas acreditam – de forma errada – que o terapeuta tem o papel de dizer o que deve ou não fazer. Algumas pessoas me questionaram acerca do terapeuta ser alguém que “dá conselhos sobre coisas pelas quais não passou”. Desmistificando, um terapeuta não julga, não aponta o dedo e não dá conselhos. Permite à pessoa conseguir segurança e sentido para fazer as suas próprias escolhas, traçar o seu próprio caminho.

É sabido que não é necessário experimentar drogas para conhecer os seus efeitos. Não necessitamos recorrer à prostituição para compreender o drama psicológico e social de quem o faz. Um terapeuta não tem obrigatoriamente de ter passado por alcoolismo, depressão, esquizofrenia pois é um profissional treinado para conhecer as dinâmicas e os processos da mente humana, sabendo a melhor forma de ajudar cada pessoa, individualmente. Muitas vezes, o facto de ter passado por essas problemáticas pode sim criar o efeito contrário turvando a sua visão e a sua neutralidade.

O Espaço de Psicologia do Centro Social de Palmela (CSP) dispõe de dois gabinetes devidamente equipados para o estabelecimento de uma relação terapêutica bem sucedida. Uma sala para a terapia com crianças e adolescentes e uma sala para adultos. Os utentes do CSP beneficiam ainda de uma redução de 30% no custo das sessões. Pode encontrar-me lá ou por e-mail através de consultas.psicologiaclinica@gmail.com. Todos podemos mudar, independentemente da idade. Basta alguma ajuda e motivação. Nunca é tarde para se ser feliz.




*Psicóloga

No comments:

Post a Comment