http://www.facebook.com/youzen.psicologiaemeditacao

Wednesday, June 16, 2010

A Psicologia no Combate à Dor


DO OUTRO LADO DO ESPELHO
publicado a 16 de Junho de 2010 no Jornal do Pinhal Novo

Tatiana Santos*


A Psicologia no combate à Dor


A dor é algo que está presente em diferentes momentos das nossas vidas. Quando me refiro à dor neste artigo, dirijo-me especificamente à dor física, não estando a falar – neste caso – de dor ou sofrimento psicológico primários. Contudo, esta dor física, quando prolongada, promove em grande parte o desenvolvimento de perturbações do humor, depressões, problemas relacionais, etc. Por isso, este texto é sobretudo destinado aquelas pessoas que sofrem de dor crónica. Esta dor crónica pode ser derivada de fibromialgia, pode ser ginecológica (endometriose, p.ex.), pode ser dor óssea ou articular (artrite, reumático, osteoporose, etc.) ou pode ser dor oncológica (provocada, quer pela própria doença, quer pelos tratamentos inerentes: quimioterapia, radioterapia). Todos sabemos que viver demasiado tempo com dor física torna-se limitador, desmotivador e responsável por muitas outras situações de desgaste psicológico.

Porém, como definir o que é dor? Qualquer definição de dor é subjetiva. A experiência da dor envolve associações entre elementos da experiência sensorial e o estado provocado e percebido pela pessoa. A dor é um estímulo que produz efectivamente uma sensação dolorosa contudo, produz sensações físicas mas também cognitivas e emocionais. Cada pessoa vive a dor de forma diferente – única e intransmissível.

A Psicologia Clínica tem actuado com sucesso em casos de dor crónica. Quer pela criação de unidades de dor em alguns hospitais, quer através do acompanhamento feito em consultórios privados. Várias técnicas podem e devem ser utilizadas para minimizar casos graves de dor. Em alguns locais recorre-se à hipnose. Noutros, utiliza-se uma “espécie” de estado hipnótico que mais não é que a indução de imagens, locais e situações passíveis de atenuar a dor.

Através desta sugestão – a que damos o nome de “Imagética” ou “Visualização Mental” - dotamos o paciente de uma ferramenta importante a que poderá recorrer sempre que jugue necessário. Para além da Imagética, existem técnicas específicas de relaxamento. A calma e o bem-estar obtido permitem uma redução substancial da dor. O acompanhamento psicológico associado permite ainda ajudar o paciente a corrigir o que está errado na sua relação com o corpo, com outras pessoas e com as suas próprias emoções. É uma oportunidade de reorganizar e reintegrar o que é percebido como desestruturado. Para marcar a sua consulta da dor ligue 918369881 ou escreva para consultas.psicologiaclinica@gmail.com.

*Psicóloga

No comments:

Post a Comment