http://www.facebook.com/youzen.psicologiaemeditacao

Tuesday, July 6, 2010

Quando o Bullying chega mais tarde...


In Jornal Impacto da Região (06 de Julho 2010)

Quando o Bullying chega mais tarde...



Fala-se muito em Bullying actualmente. Contudo, o Bullying sempre existiu. Em gerações anteriores ouvi relatos de comportamentos disruptivos e violentos entre colegas. O que piorou na nossa geração, com o surgimento das novas tecnologias, foi o Cyber-Bullying. O facto da violência ser posta em prática com o sádico objectivo da exposição pública (Facebook, Youtube, Myspace, Hi5). Agora a agressão é filmada e sai da esfera privada em que sempre ocorreu. Para além disso, a ameaça através de sms (mensagem escrita no telemóvel) é perturbadora, debilitadora e capaz de produzir resultados bem mais assustadores do que a própria agressão mais física.

Todos os dias ouvimos falar de casos de crianças que se batem, que se perseguem e que se humilham psicologicamente. Mas, nunca ouvimos falar de quando o Bullying chega mais tarde. Quando a ameaça, o mau ambiente, a perseguição e a agressão aparece na educação de adultos com mais de 23 anos. Ora se não estamos a falar de Mobbing (violência no trabalho) estamos, efectivamente, a falar de Bullying porque o mesmo ocorre em contexto escolar / formativo. As ameaças e perseguições são feitas entre colegas, entre alunos e professores e, sabendo que apenas adultos estão encolvidos, o grau de atitude maquiavélica – muitas vezes – é digno de série televisiva. Não há debates, não há tertúlias, nem há programas em que se debata o Bullying em estudantes adultos. É um facto que as crianças são o homem de amanhã e devem ser protegidas. Contudo, a violência escolar nas idades mais avançadas provoca graves problemas pessoais e sociais, afecta a auto-estima, danifica relações conjugais e laborais, conduz a depressões e leva – muitas vezes – à desistência dos alunos.

Muitos alunos não pedem ajuda por vergonha e por acharem que conseguem superar os problemas pois “têm idade para isso”. Mas são situações geralmente muito difíceis. Também aqui há recurso habitual ao cyber-bullying e à pressão e violência psicológica. Por tudo isto, estes casos necessitam de intervenção e não de ocultação. Mais informações através do e-mail consultas.psicologiaclinica@gmail.com ou do telefone 936783972.

No comments:

Post a Comment