http://www.facebook.com/youzen.psicologiaemeditacao

Sunday, February 21, 2010

Intervenção - Reabilitação de Séniores, demências, AVCs, etc.)


A intervenção destinada aos séniores (se excluirmos o normal acompanhamento terapêutico no luto, depressão, ansiedade, etc.) foca-se, sobretudo, na reabilitação cognitiva e reinserção social do doente com Alzheimer ou outras demências, AVC, Trombose, etc.

Passa sobretudo por uma sequência de tratamentos que permite dar à pessoa condições de maior autonomia e qualidade de vida.

A TOR (Terapia de Orientação para a Realidade), a Reeducação Comportamental Activa, a Terapia da Reminiscência e a Reabilitação Baseada na Facilitação da Memória Implícita Residual são técnicas e ferramentas que visam dotar o/a paciente de formas de lidar com o dia-a-dia após o diagnóstico / efeitos de uma doença incapacitante e sobretudo debilitante do ponto de vista cognitivo.

Estas técnicas (bastante praticadas no Reino Unido), associadas ao apoio à família e ao acompanhamento psicológico, à terapia pela arte, pela música, etc. são excelentes formas de reinserir socialmente alguém cuja doença isolou do Mundo.

Se sofre ou conhece quem sofra de um problema que iria beneficiar deste tipo de intervenção, consulte um Psicólogo Clínico.

No comments:

Post a Comment