http://www.facebook.com/youzen.psicologiaemeditacao

Wednesday, December 9, 2009

Lendas da Psicologia - Thanatos


Na mitologia grega, Thanatos era a personificação da morte, enquanto Hades reinava sobre os mortos no mundo inferior. Assim como Hades - para os gregos - tem uma versão romana (Plutão), Thanatos também tem a sua: Orco (Orcus em latim) ou ainda Morte (Mors). Era conhecido por ter o coração de ferro e as entranhas de bronze.

Thanatos era filho de Nix (a noite) e Érebo (a noite eterna do Hades). Era irmão gémeo de Hipnos, o Deus do sono e era representado como uma nuvem prateada ou um homem de olhos e cabelos prateados.

Na sua teoria das pulsões Sigmund Freud descreveu duas pulsões antagónicas: Eros, uma pulsão sexual com tendência à preservação da vida, e a pulsão de morte (Thanatos) que levaria à segregação de tudo o que é vivo, à destruição. Ambas as pulsões não agem de forma isolada mas trabalham em conjunto. Um exemplo de conjugação das duas forças é o acto de comer. Embora haja pulsão de vida presente (já que a finalidade da alimentação é a manutenção da vida) existe também a pulsão de morte presente, pois é necessário que se destrua o alimento antes de o ingerir.

No comments:

Post a Comment