http://www.facebook.com/youzen.psicologiaemeditacao

Sunday, December 20, 2009

A Psicologia, a Saúde e o Cinema





















Aqui ficam alguns bons filmes onde temas variados ligados à Psicologia estão presentes... desde Perturbação Borderline, Esquizofrenia, Depressão, etc.

ALZHEIMER

Iris
Nome original: Iris
Realizador: Richard Eyre
Ano: 2001
País: EUA
Género: Drama

Iris Murdoch foi uma mulher à frente do seu tempo. O filme retrata a vida e a carreira da filósofa e novelista, desde que se destacou como aluna brilhante em Oxford, até aos anos da velhice onde é afectada pela doença de Alzheimer. Ao seu lado, para o melhor e para o pior, sempre esteve o seu marido, o professor John Bayley, que foi o grande amor da sua vida.

Longe Dela
Nome original: Away from Her
Realizador: Sarah Polley
Ano: 2007
País: Canadá
Género: Drama / Romance

Longe Dela é um drama sobre a doença de Alzheimer que retrata a relação de amor de Grant e Fiona. Casados há 50 anos, a relação deste casal parece inabalável. A serenidade desta relação quebra-se quando Fiona se começa a referir ao passado com uma crescente perda de memória e agrava-se quando ela deixa de reconhecer o marido. Fiona sofre de Alzheimer.

AUTISMO

Encontro de Irmãos
Nome original: Rain Man
Realizador: Barry Levinson
Ano: 1988
País: EUA
Género: Drama

Um jovem yuppie (Tom Cruise) recebe a notícia de que o pai, que não vê há anos, faleceu. Na leitura do testamento descobre que um irmão que não conhece tinha herdado três milhões de dólares. O yuppie sequestra o irmão autista da instituição onde ele está internado, com o intuito de levá-lo para Los Angeles e exigir metade do dinheiro. É durante uma viagem cheia de pequenos imprevistos que os dois se conhecem e compreendem o significado de serem irmãos.

Nell
Nome original: Nell
Realizador: Michael Apted
Ano: 1994
País: EUA
Género: Drama

Uma jovem (Jodie Foster) é encontrada numa casa na floresta, onde vive com a sua mãe eremita. O médico que a encontra (Liam Neeson), após a morte da mãe constata que ela se expressa num dialecto próprio, evidenciando que até aquele momento nunca teria tido contacto com outras pessoas. Intrigado com a descoberta e ao mesmo tempo encantado com a inocência e a pureza da jovem, ele tenta ajudá-la a se integrar na sociedade.

BORDERLINE

Vida Interrompida
Nome original: Girl, Interrupted
Realizador: James Mangold
Ano: 1999
País: Alemanha / EUA
Género: Thriller

"Baseado numa história real, Vida Interrompida decorre nos turbulentos anos 60. Susanna (Winona Ryder), uma adolencente a quem diagnosticam ""distúrbio de personalidade borderline"", é internada numa instituiçãop psiquiátrica. De imediato insurge-se contra a Enfermeira Chefe (Whopi Goldberg) e a Psiquiatra Chefe (Vanessa Redgrave) perferindo juntar-se ao grupo de pacientes perturbadas onde se destaca a carismática psicopata Lisa (Angelina Jolie). Susanna rapidamente descobrirá que a sua liberdade depende da luta que travar com a pessoa que a mais aterroriza: ela própria. "

PERTURBAÇÃO BIPOLAR

As horas
Nome original: The hours
Realizador: Stephen Daldry
Ano: 2002
País: EUA
Género: Drama

"Em três períodos diferentes vivem três mulheres ligadas ao livro ""Mrs. Dalloway"". Em 1923 vive Virginia Woolf (Nicole Kidman), autora do livro, que enfrenta uma crise de depressão e ideias de suicídio. Em 1949 vive Laura Brown (Julianne Moore), uma dona de casa grávida que planeia uma festa de aniversário para o marido e não consegue parar de ler o livro. No presente vive Clarissa Vaughn (Meryl Streep), uma editora de livros que vive em Nova York e dá uma festa para Richard (Ed Harris), escritor que fora seu amante no passado e que actualmente está a morrer com Sida."

ESQUIZOFRENIA

Uma Mente Brilhante
Nome original: A Beautiful Mind
Realizador: Ron Howard
Ano: 2001
País: EUA
Género: Drama /Romance

Uma Mente Brilhante', realizado por Ron Howard, é a adaptação da biografia do matemático John Forbes Nash, Jr. da escritora Sylvia Naser. O filme retrata a genialidade e a luta contra a esquizofrenia de Nash, interpretado por Russell Crowe. Logo no início da sua carreira, Nash fez uma fantástica descoberta, sendo aclamado internacionalmente. Mas a sua prodigiosa carreira foi ameaçada pela esquizofrenia, doença contra a qual lutou durante anos, tendo mesmo passado por várias instituições psiquiátricas. Apesar de tudo, Nash nunca deixou de acreditar e suportou provas que muitos não seriam capazes de aguentar. Em 1994, chega finalmente a consagração, com o Prémio Nobel de Economia, por um trabalho de Economia e Teoria dos Jogos escrito em 1949.

PERTURBAÇÃO OBSESSIVO-COMPULSIVA

Melhor é impossível
Nome original: As good as it gets
Realizador: James L. Brooks
Ano: 1997
País: EUA
Género: Comédia Romântica

Os destinos dum artista gay, dum escritor com problemas mentais e duma empregada de mesa reúnem-se... Com humor, o filme aborda as 'neuroses', os 'traumas' e as 'frustrações' de todo ser humano.

No comments:

Post a Comment