http://www.facebook.com/youzen.psicologiaemeditacao

Saturday, December 12, 2009

Cuidar enquanto se é cuidado - A gravidez na adolescência


opinião rostos.pt - o seu diário digital

EROS & THANATOS
Cuidar Enquanto Se É Cuidado
A Gravidez na Adolescência
Por Tatiana A. Santos


A gravidez em idades jovens é muito frequente no nosso país e no nosso distrito. Para todos os jovens que pretendam levar em diante esta dura fase ou não, devem ser implementados gabinetes de apoio, onde técnicos possam ajudar a uma decisão consciente, permitir a procura de emprego quando a situação o exige, fazer a mediação entre os jovens e a Segurança Social, acompanhar a jovem mãe e o jovem pai, reforçar devidamente a rede social de suporte, quer ao nível de equipamentos locais, quer intervindo junto das famílias.

A adolescência é uma fase com muitas regras que se prolonga no tempo. Todos sabemos mais ou menos quando começa mas, muitas vezes, não conseguimos prever quando acaba. É um momento em que começamos a descobrir o corpo: o nosso e o dos outros. Muitos autores acentuam a perda ao longo da adolescência. Outros dizem que não devemos viver de lutos mas sim de conquistas. Contudo, o adolescente passa mais do seu tempo centrado nas perdas do que nas conquistas. Desidealizam-se os pais, os referenciais identitários passam a ser os pares e as figuras de referência personagens de novelas ou membros de bandas como os Tokio Hotel.

Trata-se de um período conturbado, de adaptação e construção de identidade, modelos, etc. Um período onde física e psicologicamente nos encontramos em desequilíbrio, caminhando sobre o arame – muitas vezes sem rede – em busca de quem somos. A gravidez transporta consigo mais desequilíbrios e adaptações. Muitas vezes é um período difícil mesmo para quem já se encontra estruturado e preparado para essa fase. Para quem ainda está à procura de si mesmo num “admirável Mundo novo”, maiores dificuldades existirão. Uma gravidez na adolescência implica um esforço duplo de união de duas realidades difíceis: estar grávida e ser adolescente.

A gravidez em idades jovens é muito frequente no nosso país e no nosso distrito. Para todos os jovens que pretendam levar em diante esta dura fase ou não, devem ser implementados gabinetes de apoio, onde técnicos possam ajudar a uma decisão consciente, permitir a procura de emprego quando a situação o exige, fazer a mediação entre os jovens e a Segurança Social, acompanhar a jovem mãe e o jovem pai, reforçar devidamente a rede social de suporte, quer ao nível de equipamentos locais, quer intervindo junto das famílias. O apoio Psicológico é fundamental, permitindo restabelecer o equilíbrio emocional durante a gravidez, pós-parto e maternidade, acompanhar antes e após uma interrupção voluntária da gravidez (se for essa a vontade dos pais), definir projectos de vida e apoiar no regresso aos estudos em parceria com CNOs e Centros de Formação Profissional. Os jovens devem ser apoiados na tomada de decisões – sejam elas quais forem – e o seu bem-estar é fundamental.

Tatiana A. Santos
Psicóloga Clínica
Doutoranda em Psicanálise
Tlf: 936783972 / Email: tatiana.a.santos@clix.pt

1 comment: