http://www.facebook.com/youzen.psicologiaemeditacao

Friday, May 22, 2009

Liderança "à Mourinho" ou Como podem os treinadores ganhar com a Psicologia do Desporto?



A teoria é, muitas vezes, interessante de ler mas acaba por não explicar concretamente quais os benefícios que um treinador de qualquer modalidade pode ganhar ao ter o o apoio de um Psicólogo. Por isso, é mais do que justificado que se perguntem sobre o que poderão ganhar com esta parceria.

Em primeiro lugar, pode verificar comprovadamente (através de relatórios e gráficos) qual o seu estilo de liderança e se é - ou não - adequado à sua equipa [isto é válido para dirigentes de quaisquer tipos, desde que coordenem equipas de pessoas - recursos humanos].

Em segundo lugar, e após saber o seu estilo, pode reforçar ou diminuir elementos da sua postura, comunicação, etc. de forma a garantir uma liderança mais clara e eficaz. Tudo isto potencia a performance dos atletas, levando à obtenção dos objectivos iniciais.

Em terceiro lugar, pode conhecer melhor os seus jogadores, as suas sensibilidades e potencialidades, ajudando-os a superar obstáculos.

Pode ainda perceber a dinâmica e a coesão do grupo, identificando líderes que podem ser peças-chave para o aumento do rendimento de toda a equipa.

Em quinto lugar, pode trabalhar (jogador a jogador) as principais limitações destes - sejam concentração em campo, concretização, etc. Existem inúmeras técnicas cognitivo-comportamentais que ajudam a superar barreiras, levando ao objectivo final.

Pode ainda contar com o apoio do Psicólogo na mediação da relação com os pais dos jogadores (em escalões de formação). O Psicólogo pode, junto dos educadores, harmonizar a, por vezes, conflituosa relação nas bancadas. Uma das medidas poderá ser a organização de workshops, envolvendo os pais na vida desportiva dos filhos de forma saudável.

O treinador, com este auxílio do Psicólogo, pode também encontrar formas dinâmicas e divertidas de melhorar a auto-estima dos atletas e a sua motivação para treinos e jogos. Existem várias estratégias já implementadas com bastante sucesso.

Ao longo da minha passagem pelo Vitória de Setúbal F.C. pude perceber estas e outras necessidades que - num trabalho feito com uma equipa multidisciplinar - podem ser superadas. A Psicologia do Desporto é uma ciência comprovada, usada nos maiores clubes do Mundo e mensurada através de relatórios antes/depois em que os resultados são evidentes.


Mais informações acerca das sessões de Coaching para ser um líder "à Mourinho" - tatiana.a.santos@clix.pt

No comments:

Post a Comment