http://www.facebook.com/youzen.psicologiaemeditacao

Friday, May 8, 2009

Treinar Treinadores



O Coaching é uma das áreas mais interessantes de trabalho. Saber gerir, saber treinar, saber coordenar equipas também se aprende. Nem todos os líderes usam as melhores estratégias de comunicação, nem todos os dirigentes sabem avaliar correctamente as suas equipas, nem todos os treinadores conseguem manter os atletas unidos. Estas técnicas aprendem-se, trabalham-se com o objectivo de melhorar a performance do grupo e de aumentar o rendimento e os bons resultados. Os “treinadores” são habitualmente Psicólogos – das organizações, do desporto, com formação em Coaching, etc.

As estratégias usadas para potenciar um treinador de futebol não diferem muito das usadas com altos dirigentes de empresas de topo. Entre o que se treina está a capacidade de avaliar eficazmente os resultados produzidos pela equipa, estão também as competências comunicacionais de forma a que seja transmitido exactamente o que se pretende (sem interpretações dúbias ou subjectivas por parte do grupo). Avalia-se ainda a atribuição de reforço positivo sempre que se pretende reforçar um comportamento correcto e treinam-se as competências atencionais através de vários exercícios (visualização mental, por exemplo) de forma a conseguir-se antecipar dificuldades e melhorar o resultado. Um bom treinador ou dirigente é o segredo para o triunfo de qualquer equipa. Daí que seja importante que estes invistam no seu próprio treino de modo a poderem ampliar as suas potencialidades, perceber e corrigir os seus erros e rumar ao sucesso sem limites.

___________________________________________
Contacto:
Email: tatiana.a.santos@clix.pt

1 comment:

  1. Em 1º lugar PARABENS pelo blog, que foca assuntos variados e com imenso interesse. Quanto a este assunto, e como interessado, concordo plenamente com o descrito mas relembro que nem tudo depende dos treinadores, isto porque, hoje em dia os alunos/atletas são cada vez mais difíceis de gerir pelos mais diversos motivos. Interesso-me bastante por estes assuntos, nomeadamente os tópicos focados pelo que algo de interesse acerca dos mesmos, gostava de ter conhecimento. Cumprimentos Pedro Macedo.

    ReplyDelete