http://www.facebook.com/youzen.psicologiaemeditacao

Saturday, May 9, 2009

Quando a Experiência é um Fardo



Um novo milénio chegou e com ele mais tecnologia, mais globalização... a era da comunicação sem fronteiras, uma outra aurora de desenvolvimento. A electricidade substitui o toque, o trabalho substitui a família. Não há limites ao poder do Homem. Mas a idade avança. Os dias passam e os anos correm. Não há máquina ou vacina que o impeçam. E sempre que amanhece, algo em nós foi desactualizado. Uma franja da população, que cada vez é maior, vive diariamente a exclusão desta sociedade que galopa no tempo. O Homem torna-se velho e inútil aos olhos da sociedade que parece não ter mais espaço para si.

É preciso ter consciência de um fenómeno que alastra à medida que estas linhas vão sendo escritas. Compete aos técnicos de reabilitação e inserção social, sociólogos, psicólogos e políticos trabalhar com estes homens e mulheres válidos, criar politicas sociais adequadas e apoiar as famílias. O cenário de envelhecimento populacional em Portugal é acentuado. Segundo a revista “Solidariedade”, os dados do anuário de 2004 divulgados pelo Eurostat, mostram que Portugal é o sétimo país da UE com maior número de pessoas com idade superior a 65 anos. Certamente já viu ser recusado um seguro de saúde ou até já lhe foi negado um cargo para o qual estava apto por causa da idade. Numa sociedade em que a juventude é central, a idade transporta um peso de inutilidade, isolamento, depressão e declínio. Não deixe que a exclusão o empurre para baixo. Erga-se, lute, procure apoio psicológico. Para mudar o Mundo, temos de começar por nos mudar a nós próprios.

___________________________________________
Contactos:
Email: tatiana.a.santos@clix.pt

1 comment:

  1. Sem comentários. A vida como ela é e sobretudo como sempre foi. É também o reflexo da sociedade esta atitude de desprezo e sobretudo é o espelho da ignorância e o vazio a que os jovens e menos jovens estão votados. O mundo e a vida não é um lugar isento de perigos. Todos estamos sujeitos à predação pelas mais variadas razões. Numa sociedade como a nossa sem valores ou princípios, não deve haver faixa etária que não tenha razão de queixa. Uns porque são muito novos, outros porque são muito velhos. Mas quem comanda o mundo?? São os velhos. É a loucura e a demência destes que tudo destroem. É importante que as pessoas não queiram viver para sempre e que os outros, os jovens, não julguem que o mundo é deles e que viverão para sempre. Não se pode encarar a velhice como uma catástrofe mas como uma fase. Tem que haver adaptação de ambas as partes como sempre foi. A ausência de crianças vem descontinuar a perspectiva que podemos ter acerca das fronteiras e limites do corpo no tempo e desta forma desvirtuar a perspectiva que podemos ter da vida. Normalmente os Idosos que sofrem, sofrem por terem dado origem a famílias disfuncionais ou porque não tem descendência directa capaz de cuidarem deles. Tudo se resume à construção que fazemos da vida e de que forma preparamos o futuro, sobretudo no que toca aos afectos. Não contem que será o estado a caridade ou mesmo os vossos filhos que vão tratar de voçês. Quem vai tratar de voÇês vão ser a admiração e a gratidão. O que derem hoje, receberão em dobro na velhice.
    Humberto Almendra

    ReplyDelete